Estatinas podem passar para o status OTC

31/5/2005: Vide Bula

Estatinas podem passar para o status OTC
Carolina do Norte, EUA
Maristela Orlowski

Observadores da indústria farmacêutica revelam que as estatinas podem ser a próxima classe de medicamentos a ser vendida sem prescrição médica. De acordo com o relatório da Cutting Edge Information, uma empresa de business intelligence da Carolina do Norte (EUA), ôMercado Cardiovascular: Orçamentos, Equipes e Estratégiasö, muitas estatinas campeãs de venda estão se aproximando do vencimento de suas patentes, e a indústria provavelmente aumentará o empenho para conseguir o status de medicamentos isentos de prescrição (OTC).

Anteriormente, a agência regulatória norte-americana FDA recusou-se a aprovar a classe como OTC, mas, agora, vem demonstrando que pode reconsiderar sua posição prévia. A motivação do governo norte-americano para o status de OTC, segundo o relatório, é causada pelo crescimento do mercado das estatinas. Estima-se que mais de 8 milhões de pacientes nos Estados Unidos já usem o medicamento para combater o colesterol e diminuir o risco de ataque cardíaco.

Para a Cutting Edge, já que o mercado das estatinas cresceu para mais de US$ 20 bilhões no ano passado, as companhias farmacêuticas estão ávidas para garantir a estabilidade de seus produtos. Anos de estudos mostrando que a segurança de medicamentos acompanhou anos de uso bem-sucedido por milhões de pacientes corroboram os argumentos das farmacêuticas a favor da aprovação das estatinas como OTC.

ôO mercado cardiovascular está amadurecendo e se expandindo rapidamenteö, afirma Jason Richardson, presidente da Cutting Edge Information. ôAs companhias têm que estar prontas para transferir seus medicamentos para OTC quando a primeira geração de estatinas perder a proteção de patentesö, acrescenta. Richardson explica que o relatório também explora as táticas de comercialização usadas por marcas, franquias e líderes para aumentar a fatia do mercado e permanecerem agressivos diante da crescente pressão de genéricos e concorrentes. ôOutro objetivo é revisar o investimento em produtos e a alocação de recursos, as atividades do mercado cardiovascular e os fabricantes de medicamentos cardiovascularesö, explica.


Deixe um comentário